terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aula de Origem da Vida - Parte final

Por último, após as teorias de Oparin e as comprovações do seu discípulo Miller, foram criadas diversas teorias de como eram os primeiro seres vivos ( no caso as bactérias procarióticas).Alguns acreditavam que as bactérias era heterotróficas e que se alimentavam de resíduos orgânicos e inorgânicos.Já outro achavam que os seres autotróficos eram mais resistentes a viver naquele período por causa da ecasses de alimento.E você o que acha?As arqueobactérias, são indivíduos unicelulares que apresentam algumas fases de transição entre as células procarióticas e as eucarióticas, super resistentes a altas temperaturas.
As teorias das arqueobactérias seria justamente a sua grande resistência as condições que o planeta primitivo apresentava,será?
A teoria panspermia acreditava que a vida vinha do espaço...somos frutos de matérias extra terrestre?
Agora o que é comprovado cientificamente é os primeiros seres vivos do nosso mundo através dos fósseis e do seu teor de C14. Começando pelas cianobactérias, seres procarióticos, autotróficos e fotossintetissantes. Acreditasse que foi através desses indivíduos que foram originados as moléculas de oxigênio (liberados pela fotossíntesse).
Os estromatólitos pôr viverem em colônia deixaram fósseis mais intáctos até os dias atuais.
 Após as formações dos primeiros invertebrados começaram a surgir habitantes com aparência semelhante aos nossos artrópodes de hoje em dia,chamados de trilobitas.
 Os peixes foram os primeiros vertebrados da terra primitiva e deles foram originados os Anfíbio.
Os Anfíbios foram adaptações dos peixes que precisaram buscar alimento fora das águas primitivas, adquirindo resistencia e pulmões, assim como são os nossos anfíbios de hoje!
Os répteis são os seres que melhor se adaptarão a vida terrestre, através de suas placas córnea(escamas) que eles perderam ou diminuíram a o processo de perda corporal de água (desidratação). 
Os primeiros indivíduos a adquirir sangue quente foram as aves, hipóteses levantadas pela maioria dos cientistas e paleontólogos. O surgimento de asas e penas,principalmente, marcou a fase migratória e adaptativa desses seres.
 Por último, mas não menos importante estamos nós mamíferos que só deixamos de nos esconder e passar a vida própria apos a morte dos grandes dinossauros retilianos. Acreditasse que os primeiros mamíferos foram originados pelos terepsídeas que era uma espécie de camundongo. Hoje ainda existem representantes dessas espécies.
E com isso encerramos as nossas aulas sobre a origem da vida, espero que tenham se divertido um pouco e tirado as dúvidas,valeu!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Aula de Origem da Vida - Parte 2

Dando continuação as nossas aulas iremos navegar por um dos mais polêmicos assuntos da biologia que é a história do Big Bang, vejamos!
Como tudo começou?
Quantas vezes essa pergunta já foi feita pela humanidade, e constantemente nas mentes curiosas...Muitos na sua humilde ignorância bate o pé e diz: "Eu não vim de macaco algum!" outros falam em alto e bom tom "os cientistas então querendo ser deus!".Pessoal não tem nada haver com duelar com Deus, pense no Big Bang fazendo uma analogia a Bíblia.Como? Veja!


A Bíblia nos diz que Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo discansou, livro do Gêneses, se você considerar que para Deus bilhões de anos podem ser dias então aproximadamente 13 bilhões de anos não é nada para Ele, concorda?
Através de átomos instáveis, partículas começaram a eclodi (explodir) tentando atingir a estabilidade. Essas eclosões fizeram formações de partículas sólidas (como se fossem estilhaços de várias bombas se juntando) e foram originados os primeiros astros em forma de bolas de fogo (como na figura acima).
O nosso planeta a princípio era muito quente e constantemente a superfície foi se resfriando mais rápidamente que o núcleo ( você pode fazer essa experiência em casa com uma batata quente, perceba que o núcleo é bem mais quente),com a superfície resfriada o magma quente criava uma pressão interna para sair,surgiram os primeiro vulcões que os seus vapores reagiram com os vapores de água existentes na nossa "atmosfera primitiva"... e a Bíblia diz "No princípio Deus criou o céu e a terra ou continentes (Gênese 1:1)", tudo haver,certo? 
Oparin simulou de várias formas a nossa atmosfera primitiva e supôs que nela existia quatro tipo de gases nela como mostra na figura acima, esses gases juntamente com toda a situação existente na época produziu a vida...  " Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a, o dia segundo (Gênese 1:8)."
Miller foi um dicípulo de Oparin ele ficou com a responsabilidade de recriar as teorias de Oparin, desta forma foi criado este equipamento, figura abaixo, no qual os vapores de água juntamente com as descargas elétricas. A vida primitiva foi chamada de Coacervatos, foi originada de barro (poças de água) com os gases e os raios do céu eletricamente carregado..."Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom                 (Gêneses 1:21)".
Os Coacervatos são a forma mais primitiva de vida, praticamente moléculas protéicas que com o passar de milhares de anos adquiriram materiais genéticos e sucessivamente forma. Com o desenvolver foram se tornando as primeiras células procariontes, no qual temos atualmente.Então a vida se originou do barro ou não?
Vimos, um resumo, que as teorias comprovadas não vão de encontro a Deus nem a ninguém, depende da forma que observamos!
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Em casos de dúvidas comentem abaixo e eu farei o possível para ajudá-lo,ok!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aula de Origem da Vida - Parte 1


Capa do Slide - A origem da Vida (Gilbran Alencar)
A aula de hoje é sobre a origem do nosso planeta e da vida nele, esse assunto é um dos mais polêmicos entre a ciência e a religião por se tratar de criação e existencia!
Antigamente a existencia dos seres era uma inquietação entre os cientistas da época, por isso  as criação de teorias que tivessem o objetivo de explicar de onde vinha todos os seres bióticos do nosso planeta. foram criadas duas escolas para tais teorias: Abiogênese (a = sem;bio = vida; gênese = origem) e Biogênese que explicava a origem dos seres por outros seres de mesma espécie.


Teorias da Biogênese e Biogênese - A origem da Vida  (Gilbran Alencar)
A Abiogênese ou geração espontânea defendia que a vida era originada doo nada de acordo com as idéias Fixistas religiosas da igreja.
A Biogênese ia de encontro a essa idéia e argumentava que cada indivíduo era originado de sua prole ou maternamente.


Experiência de Helmont - A origem da Vida  (Gilbran Alencar)
Jean Helmont foi um dos defensores da Abiogênese, ele dizia que tapurus e ratos eram originados da matéria morta.
Uma de suas experiências foi deixar uma camisa imunda(com restos de comida e lixo) em um galpão, desta forma Helmont argumentava que no outro dia a sujeira originaria ratos. O interessante é que a sujeira atraiu os ratos e no outro dia todos acreditaram em Helmont.


Experiência de Redi - A origem da Vida (Gilbran Alencar)
Franciso Redi argumentou contra a experiência de Helmont e em contra partida resolveu provar que a Abiogênese era uma grande mentira com a experiência da Carne nos Frascos, no qual um frasco ficaria tampado o outro com uma redinha de aberturas medianas e o último totalmente aberto, detalhe todos com carnes apodrecidas. E de acordo com o óbvio os frascos menos protegidos apresentaram tapurus e moscas.

O Princípio Ativo - A origem da Vida (Gilbran Alencar)
Mas como todo bom perdedor, os Abiogenistas recorreram e buscaram os fundamentos de sua teoria, no qual, Aristóteles propõem que todo o ser só pode ter vida com o toque do sopro da vida conhecido como o "princípio ativo" e de acordo com o Frasco de Redi, que não teve o contato direto, houve um impedimento deste princípio e daí a experiência não valeu, pode?! 


Experiência de Pasteur - A origem da Vida (Gilbran Alencar)
Louis Pasteur ficou interessado pela experiência de Redi e resolveu refazer a experiência de forma diferente que permitisse o contato do experimento com o "princípio ativo". O Pescoço de Cisne, como ficou conhecido sua experiência permite o contato do sopro vital porém cada curva do "pescoço" fica impreguinado de gotículas de água e impede o contato de microrganismos com a sopa nutritiva, desta forma a Biogênese dismente e convence de uma vez por todas que a vida e vinda de outra pré - existente.

Vitória da Biogênese para calar de uma vez por todas os Abiogenistas!!!! - A origem da Vida (Gilbran Alencar)
Próxima aula teremos a continuação da origem da vida dessa vez com as teorias do Big Bang.

Obs.: Seja ético, esse material está sendo fornacido para aqueles que possuem dificudades no assunto! Faça o seu próprio material de aula e construa suas própria aulas,obrigado!