quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O processo avaliativo é valido?

Muitas pessoas se perguntam se a necessidade de fazer uma avaliação, prova, é valida como medição de conhecimento ou aprendizagem, e a resposta muitas vezes não condiz com a satisfação da maioria.
Muitos dos métodos avaliativos são cruéis, desumanos e desnecessários. O sistema educacional do nosso país é totalmente belo em suas linhas mas falho no seu cotidiano, como todos sabem. Mas esses problemas não são de hoje,veja de acordo com Gentili ...

"Grande parte da culpa pela crise nos sistemas educacionais e na própria política social pode ser atribuída ao crescente poder das propostas  e o liberais, que acabam por tornar natural e inevitável o status quo estabelecido pelo sistema (Gentili 1996:22)".


A política do Brasil alfabetizado corrompe todos os princípios da educação. É totalmente desnecessário uma prova de 180 questões em dois dias para se avaliar alguém, ENEM, são respostas imprecisas e sem tempo de raciocínio, um verdadeiro "peinerão" de resultados erróneos!
Uma avaliação correta implica em rever os conceitos ensinados por um ofertante, geralmente os professores. A necessidade de testar o conhecimento é precisa e valida quando aplicada de forma correta no tempo certo e preciso, sem injustiça ou desumanidade. As pessoas são diferentes e muitas vezes é necessário uma forma diferente de avaliar, o respeito ao pensamento e raciocínio deve ser aplicado!
Caso você neste momento está prestes a avaliar sua turma colégial, técnica ou universitária tenha princípios e faça com que a sua avaliação seja realmente útil na vida daquele aluno (a).O Processo avaliativo é válido mas o sistema que o comanda é Falho, faça você a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário