sábado, 21 de julho de 2012

Ciclos BioGeoQuimicos

 Olhe essa imagem abaixo e perceba se não trata de uma cadeia alimentar com a introdução de Elementos Químicos, não é?
 Pois é, todas as coisas são compostas pelos elementos químicos mas em especial as matérias orgânicas possuem em sua maioria os elementos H,N,O e C.
 O ciclo da Água (H2O) é o mais simples de todos acima encontra - se um gráfico mais detalhado e abaixo um mais simplificado, em ambos é comum ver a água se relacionando com os seres vivos : Por INALAÇÃO e INGESTÃO e por EVAPORAÇÕES e TRANSPIRAÇÕES.
 O ciclo do Carbono (C) é um pouco mais complexo pois temos: REBIMENTO por INGESTÃO e REAÇÕES FOTOSSINTÉTICAS além de LIBERAÇÃO por RESPIRAÇÃO, EXCREÇÃO, MORTE (DECOMPOSIÇÃO) e POLUENTES TÓXICOS.
 O ciclo do Carbono pode ocasionar diversos danos caso em produção exagerada como:
AQUECIMENTO GLOBAL, INVERSÃO TÉRMICA, ILHAS DE CALOR, CHUVAS ÁCIDAS e EFEITO ESTUFA.
 O ciclo do Oxigênio ele está intimamente ligado ao ciclo da água (H2O) e o ciclo do Carbono (CO2) como visto nas fórmulas químicas ao lado por isso percorre pelos mesmos caminhos porém a Respiração tanto liberará (CO2) quanto receberá (O2).
 A importância de mantermos um ciclo de Oxigênio saudável é principalmente porque ele está responsável pela formação da Camada de Ozônio que nos proteje dos raios ultravioleta (UV).

No ciclo do Nitrogênio é o mais complexo por causa dos nomes que nele aparecem mais tenho uma formula para isso!
 O nitrogênio atmosférico é absorvido pelas bactérias Fixadoras que o transforma em amônia (NH3), que juntamente com Oxigênioé trabalhado pelas bactérias Nitrosomona e convertido em Nitritos, as bactérias Nitrobacter pega esses nitritos e os convertem em Nitrato desta forma a molecula é absorvida pelas plantas leguminosas pelas raízes.
 vejamos o RESUMO:
                                          FIXAR A SOMA DAS BACTÉRIAS NA RAÍZ.

Com esse resumo você é capaz de compreender melhor o processo de Nitrosação (conversão de Amônia em Nitrito com as Nitrosomonas) e Nitratação (conversão de Nitrito em Nitrato com os Nitrobacter). Até a próxima!

Cadeia Alimentar

 A Cadeia alimentar é a verdadeira suruba ecológia onde um come o outro e sem impedimento marcado,rsrsrrssr.
Mas para existir uma cadeia é necessário algumas regras com os  Produtores, Consumidores e Decompositores!
 Todavia os Produtores serão aqueles que produzem o seu próprio alimento, autótrofos, representados pelas plantas.
 Os Consumidores  são aqueles que comum e procuram alimentos como os Herbívoros (Consumidores Primários), os Carnívoros ( Consumidores Secundários, Terciários,...).
Os  Decompositores  são aqueles que se alimentam da matéria morta representados pelos Fungos e Bactérias.
 A Teia alimentar  é o conjunto de cadeias, no qual diversos produtores e decompositores se relacionam entre si!

Tentem responder quantas cadeias existem nessa teia é uma proposta interessante para ver se você aprendeu mesmo esse assunto! Até a próxima!!!
 A aula de hoje veremos : Ecologia
   
 Para entendermos ecologia temos que ver os conceitos mais básicos de um ecossistema como se fosse uma noção básica de numeração cardinal na matemática no qual o individuo aqui, unidade, sera a Espécie.
 Espécie são indivíduos com características, formas e organismo (necessidades) iguais.
 População são seres em conjunto de mesma espécie vivendo em um mesmo espaço geográfico, território, com a finalidade de reprodução.
 As densidades demográficas acima são os fatores determinantes das finalidades populacionais dita acima. A imigração é o fenomeno que ocorre por uma miração regional já a emigração são viajem longas que pode durar longas temporadas.
 As curvas de crescimento é algo que não é muito comum nos livros do segundo grau porem é muito fácil de se identificar. Ao lado deste gráfico tem uma pequena tradução para cada situação inclusa. Estarei sujeito a esclarecer dúvidas nas postagens.
A Comunidade também conhecida como biocenose é um conjunto de populações de diferentes espécies, exemplo: Cães, Gatos, Pássaros...
 O Ecótone  é uma comunidade de transição entre outras comunidades. Aqui em Pernambuco temos o Agreste que transiciona a Zona de Mata e o Sertão pernambucano, o Mangue transiciona os rios e os mares, e assim por diante.
O  Ambiente é o local onde toas as Comunidades vivem, é o lugar Abiótico (sem vida).
 O Ecossistema é a união das Comunidades com o Ambiente.
 A Biosfera é o conjunto de todos os Ecossistemas, a nossa maior biosfera é o próprio planeta Terra.
 Resumindo : Espécies < Populações < Comunidades + Ambiente = Ecossistema < Biosfera.
Os conceitos de Nicho Ecológico e Habitat ainda é muito confundido nos vestibulares por ai a fora mas é bem simples, vejamos!
 Nicho Ecológico  é a função que o indivíduo apresenta no ecossistema seja ela alimentar (herbívoro, carnivoro, onivoro,...), reprodutiva, entre outro...Já o Habitat é apenas onde o indivíduo mora!

 O Princípio de Gause é algo que não tem nos livros com muita frequência então deixei o conceito bem explicadinho ai para qualquer dúvida. Comentem, pergunte e saberás a verdade ou o que nos ensinaram a dizer, rsrsrsrs... Até a próxima!

Lamarck vs Darwin


Voltando para o nosso assunto, por que diversos livros do segundo grau abordam essa rivalidade se na realidade ela nunca existiu? O Lamarck ele não era nem vivo para isso!
A lei do uso e desuso criado por Lamarck dizia que de tanto um individuo usar algo, girafa com o pescoço por exemplo, o mesmo se adaptaria ao uso, o pescoço se esticaria,e isso seria passado de geração a geração. É como se eu praticasse vôlei e obtesse uma altura que não é o comum aos meus familiares,entenderam? Isso poderia ser possível, mas eu transmitir essa característica para os meus filhos, não!
A Seleção Natural criado por Darwin já tem uma outra versão como apenas os seres mais altos poderiam alcaçar o topo das árvores e sobreviveriam a uma eventual competição, seria com a lei dos mmais fortes e adaptados, por exemplo!

O arquipélogo de Galápagos ajudou a Darwin a perceber que o deslocamento entre os seres ou por fatores naturais de migração ou por acontecimento naturais poderiam acarretar em mudanças radiais na diferenciação das espécies como a Seleção Artificial por exemplo.

Esses deslocamentos são conhecidos pelos evolucionista como:
 A Anagênese as mudanças pode acontecer com a mesma espécies sucessivamente originando uma espécie totalmente diferente com a de origem! Isso aconteceu com alguns passaros que existem desdo tempo do Dinossauros, por exemplo!Como?
Issom mesmo que você leu ainda hoje temos aves que foram originadas no tempo dos dinossauros!
A Cladogênese as mudanças podem ser acarretadas pelo clima, distância e outros fatores naturais. darwin percebeu que em diferentes ilhas de Galápagos existiam animais de esmo gênero mais com espécies "diferente". E Por hoje é só espero que tenho gostado do complemento do assunto e que me perdoe pela demora das postagens, é que estava meio sem tempo! valeu.