Para entendermos ecologia temos que ver os conceitos mais básicos de um ecossistema como se fosse uma noção básica de numeração cardinal na matemática no qual o individuo aqui, unidade, sera a Espécie.
Espécie são indivíduos com características, formas e organismo (necessidades) iguais.
População são seres em conjunto de mesma espécie vivendo em um mesmo espaço geográfico, território, com a finalidade de reprodução.
As densidades demográficas acima são os fatores determinantes das finalidades populacionais dita acima. A imigração é o fenomeno que ocorre por uma miração regional já a emigração são viajem longas que pode durar longas temporadas.
As curvas de crescimento é algo que não é muito comum nos livros do segundo grau porem é muito fácil de se identificar. Ao lado deste gráfico tem uma pequena tradução para cada situação inclusa. Estarei sujeito a esclarecer dúvidas nas postagens.
A Comunidade também conhecida como biocenose é um conjunto de populações de diferentes espécies, exemplo: Cães, Gatos, Pássaros...
O Ecótone é uma comunidade de transição entre outras comunidades. Aqui em Pernambuco temos o Agreste que transiciona a Zona de Mata e o Sertão pernambucano, o Mangue transiciona os rios e os mares, e assim por diante.
O Ambiente é o local onde toas as Comunidades vivem, é o lugar Abiótico (sem vida).
A Biosfera é o conjunto de todos os Ecossistemas, a nossa maior biosfera é o próprio planeta Terra.
Resumindo : Espécies < Populações < Comunidades + Ambiente = Ecossistema < Biosfera.
Os conceitos de Nicho Ecológico e Habitat ainda é muito confundido nos vestibulares por ai a fora mas é bem simples, vejamos!
Nicho Ecológico é a função que o indivíduo apresenta no ecossistema seja ela alimentar (herbívoro, carnivoro, onivoro,...), reprodutiva, entre outro...Já o Habitat é apenas onde o indivíduo mora!
O Princípio de Gause é algo que não tem nos livros com muita frequência então deixei o conceito bem explicadinho ai para qualquer dúvida. Comentem, pergunte e saberás a verdade ou o que nos ensinaram a dizer, rsrsrsrs... Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário