sábado, 21 de julho de 2012

Lamarck vs Darwin


Voltando para o nosso assunto, por que diversos livros do segundo grau abordam essa rivalidade se na realidade ela nunca existiu? O Lamarck ele não era nem vivo para isso!
A lei do uso e desuso criado por Lamarck dizia que de tanto um individuo usar algo, girafa com o pescoço por exemplo, o mesmo se adaptaria ao uso, o pescoço se esticaria,e isso seria passado de geração a geração. É como se eu praticasse vôlei e obtesse uma altura que não é o comum aos meus familiares,entenderam? Isso poderia ser possível, mas eu transmitir essa característica para os meus filhos, não!
A Seleção Natural criado por Darwin já tem uma outra versão como apenas os seres mais altos poderiam alcaçar o topo das árvores e sobreviveriam a uma eventual competição, seria com a lei dos mmais fortes e adaptados, por exemplo!

O arquipélogo de Galápagos ajudou a Darwin a perceber que o deslocamento entre os seres ou por fatores naturais de migração ou por acontecimento naturais poderiam acarretar em mudanças radiais na diferenciação das espécies como a Seleção Artificial por exemplo.

Esses deslocamentos são conhecidos pelos evolucionista como:
 A Anagênese as mudanças pode acontecer com a mesma espécies sucessivamente originando uma espécie totalmente diferente com a de origem! Isso aconteceu com alguns passaros que existem desdo tempo do Dinossauros, por exemplo!Como?
Issom mesmo que você leu ainda hoje temos aves que foram originadas no tempo dos dinossauros!
A Cladogênese as mudanças podem ser acarretadas pelo clima, distância e outros fatores naturais. darwin percebeu que em diferentes ilhas de Galápagos existiam animais de esmo gênero mais com espécies "diferente". E Por hoje é só espero que tenho gostado do complemento do assunto e que me perdoe pela demora das postagens, é que estava meio sem tempo! valeu.

2 comentários: