quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Invertebrados Inferiores (parte 1)

Olá galerinha, nesta postagem iremos conhecer os representantes do Reino Animal, iniciaremos uma sequência do invertebrados até os vertebrados como de costume... 

Nesta postagem falarei dos dois primeiros grupos os dos Poríferos e os dos Cnidários de acordo com a filogenia abaixo...
Os poríferos são representados pelas Esponjas, boa parte deles são de águas marítimas,porém existe um percentual considerável de representantes de água doce.


Alguns autores consideram os poríferos como seres Protostomados com a boca com formação de origem embrionária e é por essa linha de raciocínio que eu sigo também... Essa imagem em preto seria o vídeo abaixo.
Essa parte das células é bastante especial e específica, vocês sabiam que podemos classificar as espécies de esponjas delo arrajamento de suas espículas?
Pois é, as espículas são projeções de proteção e sustentação corporal, os coanócitos filtradores hábeis e os amebócitos células totipotentes de regeneração e reprodução...essas são as células principais.
Esses canais são os principais tipos de filtradores existentes na natureza... os Léucons são os mais comuns.
O Brotamento (assexuado) é muito comum entre as esponjas porém a reprodução que garante um melhor deslocamento da espécie em termo de regionalidade é o sexuado.
De todos os tópicos acima o mais interessante é o farmacêutico, graças a o forte poderiu antiincrustante que as esponjas criaram em relação aos microrganismos existentes. Vamos agora para os animais Urticantes!!!
Os primeiros seres na escala primitiva a apresntarem sistema Nervoso, ainda considerados com Protostomados.
A nomenclatura Diploblástico significa que só possuem duas origens embrionárias Endoderme e Ectoderme.
Os Cnidócitos são células com Nematócitos (pequenas agulhas abrasivas) que liberam uma poderosa toxina conhecida como Cnida.
A reprodução assexuada pode comparecer de duas formas por Brotamento e por Estrobilização - pequenos seguimentos que saem dos pólipos para a formação de novos seres. Já as sexuadas possui uma formação larval de Plânulas capazes de nadar alguns metros do seus pais até fixarem em uma região mais hospedária.
Os corais por mais que vocês pesem que são rochas, são Animais urticantes para alguns organismos urticantes.
A curiosidade do Branqueamento dos corais é justamente a capacidade de revelar a temperatura térmica da água por um período de tempo considerável.
Bom pessoal valeu pela presença em casos de dúvidas postem comentários... em seguida veremos os vermes Platelmintos e os Nematelmintos.Até mais!!!

4 comentários:

  1. EU ACHEI INTERESSANTE COMO O CORAL FILTOU E NO FINAL SE VIA UMA COR BEM MAIS CLARA É UM ASSUNTO MUITO INTERESSANTE ONDE SE PODE APRENDER O MUNDO ANIMAL NÃO SO DOS PORIFEROS + SIM DOS PLATEOMINTOS, CNIDARIOS E MUITO MAIS ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Elizabate o Camilinha, a filtração foi feita por um porífero ou seja esponja, mas realmente é muito interessante a capacidade de filtração desses animais.

      Excluir
  2. O CORAL CEREBRO TAMBEM COMO ELE FICA BRANCO QUANDO TEM ALGUMA IMPUREZA NO MAR A FORMA NA QUAL ELES SE REPRODUZEM. AMEI PROF

    ResponderExcluir
  3. Sim pode ocorrer reações entre o "bicho" e o ambiente mas nessa imagem o branqueamento é puramente pela mudança de temperatura!!!

    ResponderExcluir