sábado, 8 de setembro de 2012

Invertebrados Superiores (parte 1)

A Biologia dos Invertebrados Superiores inicia - se pelos moluscos que são animais de corpo mole e segue até os equinodermes...
 Os Moluscos são bem adaptados em seus sistemas fisiológico, e os Cefalópodes são tão desenvolvidos/adaptados quanto alguns vertebrados...
 O interessante dessas características acima é o sitema excretor formado por Nefrídeos perceba que os demais seres comentados anteriormente (inv. inferiores) que são mesonefrídios.
 De todas as classes ditas acima os cefalópodes são os mais adaptados porém todos são aquáticos difeentemente dos gastrópodes que apresentam tanto vida aquática quanto terrestre.
 A caviadade do manto encontrados nos Gastrópodes é uma verdadeira moradia portátil (trailer), na figura inferior mostra um caramujo raspando um pedaço de mato com sua Radula (lingua serilhada).
 Apenas na classe Cefalópodes que se encontra a característica do estatocisto que auxiliam estes animais na captura de alimento.
 
As pelecípodes encontrada nos bivalves servem para uma melhor escavação no solo ou até mesmo um entrelaço com alguns substratos deixando o animal fixo (séssel)  para executar seu papel de fitrador.
Esses Moluscos são bem semelhante com as lesmas e caramujos (gastrópodes) dito anteriormente, essas placas dorsais servem como proteção ao mesmo.

 Eu acho que vocês já viram alguns filmes nos quais tribos indígenas fazem diversos colares e ornamentações com a concha desse animal também filtrador... a maior diferença entre eles e os bivalves é que eles costumam ficar enterredos nos substratos moles!
 A larva Véliger é extremamente perfeita e também é um dos maiores predadores do Zooplanctón.
 Iniciaremos falando agora sobre os anelídeos que são os invertebrados com o corpo totalmente segmentado em forma de anéis.
 Os anelídeos são representados pelos poliquetas, sanguessugas e minhocas...
 Eles são os primeiro animais a possuírem sistema circulatório completo, ou seja, presença de vasos circulatório de "sangue" ou outro líquido com mesma função.
 A principal diferença entre essas classes de anelídeos é justamente a forma que sua segmetação se dispõem. os oligoquetas representados pelas minhocas são totalmente divididos por seus metâmeros.
 Os Parapódios muito visto nos poliquetas são excelentes nadadeiras, detalhe todos os poliquetas são aquáticos.
 Os sanguessugas tão temido por muitos nos filmes de guerra em que o soldado tinha contato ou ficava submerso em águas possui um grande poder anticoagulante em sua saliva desta forma aquele que está sendo parasitado não percebe nem se incomoda.
 A forma Hemafroditíca de reprodução nas minhocas é bem interessante pois ao cruzar - se ambas engravidam sendo assim conhecido esse cruzamneto de fertilização cruzada!
Mais detalhes entre em contato comigo, pelo comentários, que logo veremos diversas formas de ver o mesmo assunto, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário