sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Invertebrados Superiores (parte 2)

 Para finalizar os invertebrados, temos os últimos grupos os dos artrópodes e os equinodermes.
 Os Artrópodes se dividem em cinco grandes grupos, tornando esse filo o maior de todos os demais tanto vertebrados quanto invertebrados.
 As características que diferenciam as classes são as morfologias de cada indivíduo como corpo, presença ou ausencia de asas números de patas... e fisiológicas.
 Os insetos por sua vez são separados através do aparelho bucal além das diferenças morfológicas como quantidade de asas, antenas e patas.


 

 

Uma diferença entre as excreções dos insetos para os demais invertebrados é que a excreção dos insetos é exclusivamente através do Túbulos de malpighi.
 Os insetos podem apresentar três tipos de mudanças corporais: Ametábolo (onde o filhote é igual na fase adulta), Hemimetábolo (onde ocorre uma simples mudança do filhote para a fase adulta) e Holometábolo (onde a metamorfose é total, na fase juvenil o inseto é totalmente diferente do que na fase adulta). 

 A divisão corporal como Cefalotórax e abdômem é uma morfologia encontrada em todas as classe s de artrópodes com exceção dos insetos que dividem o corpo em cabeça, tórax e abdomem.
 Enquanto os insetos apresentam um par de antenas os crustáceos apresentam 2 pares (4 antenas); os insetos apresentam 3 pares de patas (6 patas - hexápodes) os crustáceos apresentam 5 pares (10 patas decápodes).
 O Telson é a calda que apresentam uma espécie de projeção como se fosse l^minas para a proteção e natação do indivíduo.
 Enquanto os insetos apresentam a escreção através do Túbulo de Malpighi os crustáceos excretam pelas Glândulas Verdes.A respiração passa ser branquial diferentes das traqueais citadas.
 A ausência de antenas é marcante na diferenciação dos aracnídeos aos demais grupos de Artrópodes.
 O Pedipalpos está representados pelas setas vermelhas na figura acima, sobre as aranhas fiandeiras existe uma curiosidade... sabe - se que as aranhas que  fazem as teias perfeitas já as "venenosas" não!
 Insetos = Túbulos de malpighi; crustáceos = Glândulas Verdes; A excreção dos Aracnídeos é através das Glândulas Coxais.
 Animais peçonhetos são perigosos tanto para as pessoas quanto para as suas presas... quanto menor a espécie de escorpião mais venenoso é o animal!
 Os Diplópodes são os famosos Embuas, possuindo uma quantidade enorme de patas, já os Quilópodes são peçonhentos representados pelas Lacraias.
 Como o próprio nome já diz equino = espinhos, derme = pele, ou seja, são animais que possuem espinhos em seu corpo. Esse único grupo de invertebrados eles deixam de ser protostomados e iniciam a frequencia dos deuterostomados que são os animais que em seu desenvolvimento embrionário inicia - se pelo Ânus e depois a boca.
 As classes são essas...
 Vejamos algumas características peculiares de cada classe.
 As estrelas são bem regenerativas graças aos canais circulares e os canais radiais.
 A lanterna de Aristóteles é uma espécie de pinça que serve para a trituração do alimento pelos ouriços - do - mar.
 Os Ofiuroides são bem semelhantes aos anterídeos porém seus pes são mais articulados que os das estrelas - do - mar.
 Os pepinos - do - mar são animais muito cofndido com os moluscos porém fisiológicamente os equinodermes são mais adaptados fisiologicamente que os moluscos.
 Os lírios - do - mar são bem articulados em relação aos demais animais sésseis...
 Com isso podemos finalizar os invertebrados...Espero que eu tenha contribuído em algo e que em qualquer dúvida entre em contato comigo se preciso,ok?! Até a próxima!!!

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir