sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Invertebrados Inferiores (parte 2)

 A segunda parte dos Invertebrados está representada pelos Platelmintos que são os vermes achatados e os nematelminto que são os vermes cilíndricos. Tanto eles quanto os nematelmintos são protostomados!
 A característica da Monoxenia é que o indivíduo apresenta apenas um tipo de hospedeiro já a Heteroxenia o indivíduo apresenta dois ciclos de hospedeiros.
 As Planárias são os únicos representante do grupo de Platelmintos,estudado no ensino médio,que possui vida livre os demais são parasitas.
 As células flamas fazem a excreção cutâneo do animal, os ocelos evitam que o indivíduo entre em contato com um ambiente mais iluminado e o sistema digestório é incompleto pelo fato do indivíduo não apresentar ânus (Protostomados) e sua alimentação é bucal (ou pela faringe nas planárias).
 A Laceração é um tipo de regeneração comum as planárias que alguns autores consideram uma forma reprodutiva assexuada.
 A Esquistossomose também conhecida com barriga d'água é causado com o contato da pele humana com águas contaminadas pelas cercárias...A Teníase é causada pela ingestão de alimento contaminados e poucos manuseado com a temperatura (frito, assado, cozido,...).
Uma obesrvação clássica mas que poucos livros trazem é quepouquíssimas vezes o estágio com o verme adulto tem cura, geralmente o hospedero será permanente pelo resto da vida do parasitado.
As nematódes são vermes com corpos cilídricos com um maior deslocamento (fácil locomoção) e rápidos ciclos reprodutivos.
Uma diferença entre os platelmintos e nematelmintos é que pelo fato dos nematelmintos seres mais flexíveis tanto em águe quanto em terra eles precisam possuir um metabolismo mais adaptado a certos ambiente e sua vida parasitária os ajudam a viver dessa forma.
Ter lombriga não o é problema, mas quanto se estar infestado desses parasitas, ai sim, é compicado.
Parasitas não matam seus hospedeiros, mas quando o caso passa a ser Parasitóides, somente neste caso, pode ocorrer e geralmente acontece a morte do indivíduo.
A Ancilostomose geralmente evolui de parasitas para parasitóides sendo conhecido nessa última fase como AMARELÃO!
A filariose é uma doença parasitária, mas quando o caso evolui para os vasos linfático, fica conhecido como Elefantíase, ai sim, passamos a reconhecer como parasitóides.
Oxiuroses é a doença infantil, para muitos, pois ocorre a auto infestação mas diversas pessoas mantêm o hábito de por as mãos na boca então será que é só infantil?
...E com isso terminamos a nossa primeira fase dos invertebrados (inferiores) em seguida veremos a segunda fase dos invertebrados, os Invertebrados Superiores, nos quais participam os moluscos, anelídeos, artrópodes  e equinodermes! valeu!!!

4 comentários:

  1. prof tem um menino aqui que pode ter filariose so que tem um porem ele ja nasceu com isso,isso poderia acontecer?

    ResponderExcluir
  2. Acredito que sim, mas nunca li nem vi algo sobre isso... o ideal é ele verificar se realmente tem, e caso tenha, tomar as precauções necessárias!

    ResponderExcluir
  3. olá,eu tenho oxiurose isso pode morrer? como posso me cuidar? não tenho coragem de dizer para minha mãe .

    ResponderExcluir
  4. Procure um posto de saúde mais próximo de sua casa, a oxiurose tem cura e quanto mais rápido o tratamento melhor!!!

    ResponderExcluir